Ação de plantio de quaresmeiras no Morro do Bonfim marca encerramento do mês do Meio Ambiente

A Prefeitura de Itaúna realizou, na manhã desta sexta-feira (26), uma ação especial em comemoração ao Mês do Meio Ambiente. A iniciativa foi promovida pelas secretarias municipais de Educação, de Urbanismo e Meio Ambiente e de Cultura e Turismo, em parceria com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). O evento aconteceu no Alto do Morro do Bonfim e reuniu autoridades municipais, vereadores, servidores públicos, estudantes e a comunidade em uma manhã dedicada à conscientização ambiental, à educação e à preservação da natureza.

Durante a programação, foi realizado o plantio simbólico de 100 mudas de quaresmeira, espécie que contribuirá para ampliar a arborização do local, tornando o espaço ainda mais agradável e reforçando o compromisso do município com a sustentabilidade e a preservação dos recursos naturais.

Estiveram presentes o prefeito Gustavo Mitre; o secretário municipal de Urbanismo e Meio Ambiente, Gustavo Capanema; a secretária municipal de Educação, Regina Célia; a secretária municipal de Cultura e Turismo, Jéssica Antunes; vereadores da Câmara Municipal de Itaúna, entre eles Da Lua (Antônio José de Faria) e Giordane Alberto; além de secretários municipais, servidores públicos e representantes da comunidade.

O prefeito Gustavo Mitre ressaltou a importância da participação das crianças e da comunidade em ações de educação ambiental.

“Mais do que plantar árvores, estamos cultivando consciência. Quando envolvemos nossas crianças e a comunidade em iniciativas como esta, estamos formando cidadãos que compreenderão a importância de preservar o patrimônio ambiental da nossa cidade. São atos feitos hoje que reverberam para as próximas gerações”, afirmou.

Um dos momentos mais marcantes da programação foi a participação dos estudantes da rede municipal de ensino, que emocionaram o público com apresentações voltadas à valorização do meio ambiente. Os alunos dos 4º e 5º anos da Escola Municipal João Luiz de Sousa apresentaram um acróstico sobre a importância de proteger o meio ambiente e valorizar os recursos naturais do planeta.

Já os estudantes dos 3º, 4º e 5º anos da Escola Municipal Ismael de Souza Arruda declamaram o poema Meio Ambiente, de Lucimar Melo. Encerrando as apresentações, os alunos dos 4º anos da Escola Municipal Dona Cota interpretaram o poema Morro do Bonfim, de autoria da professora Marci Emília.

A programação contou ainda com uma apresentação musical do artista Pedro PHS, proporcionando um momento de integração entre cultura, educação e meio ambiente e encerrando a manhã de celebração com sensibilidade e emoção.

A ação integra o calendário de atividades desenvolvidas pela Prefeitura de Itaúna durante o Mês do Meio Ambiente, reafirmando o compromisso da administração municipal com a preservação ambiental, a educação, a valorização dos espaços públicos e a construção de uma cidade cada vez mais sustentável para as atuais e futuras gerações.

Da redação com informações da Prefeitura de Itaúna