Neste último domingo (19), uma seguidora do Itaúna Alerta denunciou um caso de maus-tratos envolvendo um bezerro, deixado em um lote vago na avenida Faria Tavares , no bairro parque Jardim , em Itaúna.
Segundo a denunciante, o animal foi amarrado em uma corda e arrastado com força por um homem, como registrado em um vídeo compartilhado pela seguidora do Itaúna Alerta. Além disso, o bezerro estaria no local sem acesso a água ou comida.
A seguidora afirmou ainda que há algumas semanas, um cavalo foi deixado no mesmo lote, permanecendo dias sem alimentação.
Casos como este podem ser denunciados a Polícia Militar pelo telefone 190 ou 181 ou na delegacia de Polícia Civil que fica na Praça Doutor Augusto Gonçalves, 138, Centro.
De acordo com a Lei Federal nº 9.605/1998, conhecida como a Lei de Crimes Ambientais, maus-tratos a animais é crime. Recentemente, a Lei nº 14.064/2020 alterou o artigo 32 dessa legislação, aumentando a pena para até cinco anos de reclusão nos casos de crueldade contra cães e gatos.
Para outras espécies, a pena prevista é de três meses a um ano de detenção, além de multa.
Por Fábio Melo