Denúncia Alerta: aparecimento de cobra em residência de Itaúna alerta para cuidados com animais peçonhentos

O descaso com a cidade tem sido um assunto constante entre os moradores de Itaúna. O Itaúna Alerta já abordou diversas vezes a situação de lotes vagos e o mato que toma conta da cidade, além do crescente número de cavalos soltos nas ruas, o que pode resultar em transtornos como infestação de carrapatos e acidentes de trânsito. Também há o incômodo do mau cheiro constante que afeta a qualidade de vida da população.

Agora, um novo problema tem gerado preocupação: o aumento do aparecimento de cobras e outros animais peçonhentos nas residências. Diversas reclamações de moradores têm sido recebidas pela redação do Itaúna Alerta, relatando que esses animais estão invadindo casas.

Na noite desta quinta-feira (20), um seguidor do Itaúna Alerta enviou um vídeo mostrando a visita inesperada de uma cobra em uma casa na rua Joaquim Soares, bairro Itaunense assustando os moradores.

Com o aumento das temperaturas e das chuvas, é comum o surgimento de animais peçonhentos, como cobras, escorpiões, aranhas, lagartas, lacraias, abelhas e vespas. Por isso, a população de Itaúna deve redobrar a atenção, pois dependendo do tipo de animal e do tempo para atendimento médico, alguns acidentes podem ser fatais.

Em caso de acidente com qualquer desses animais, a orientação é procurar atendimento médico o mais rápido possível na Unidade Básica de Saúde mais próxima ou no Plantão do Hospital Manoel Gonçalves para receber a avaliação e o tratamento adequado, incluindo a administração de soro, se necessário.

Para prevenir acidentes com animais peçonhentos, evite tocar em tocas, buracos, cupinzeiros, colmeias e vespeiros, e use ferramentas adequadas. Inspecione roupas, calçados e itens de cama antes de usá-los. Se encontrar um animal, afaste-se e procure ajuda das autoridades locais. Utilize Equipamento de Proteção Individual (EPI) em áreas de risco e esteja atento ao ambiente.

Em caso de acidente, busque atendimento médico imediatamente, mantenha a vítima em repouso com o membro elevado e lave o local com água e sabão. Não tente sugar o veneno ou aplicar substâncias e observe o animal para auxiliar no tratamento.

Por Fábio Melo

Olá!