Denúncia Alerta: esgoto despejado no Ribeirão dos Capotos deixa águas escuras e cheiro insuportável

Na manhã desta segunda-feira (07), moradores do bairro Residencial São Geraldo entraram em contato com a redação do Itaúna Alerta para denunciar o mau cheiro insuportável do Ribeirão dos Capotos, que corta a Avenida Manoel da Custódia.

A situação se agravou após a queda da ponte da Avenida Manoel da Custódia em setembro de 2023. Os emissários do projeto SOMA foram danificados e não foram consertados, resultando no despejo direto de esgoto nas águas do Ribeirão dos Capotos. Pela imagem enviada à nossa redação, é possível ver que as águas estão praticamente pretas, devido ao despejo de esgoto de toda a região.

De acordo com os moradores, é impossível permanecer dentro de apartamentos e casas, e eles sequer conseguem fazer refeições devido ao mau cheiro constante, que se intensificou com o calor dos últimos meses. Eles ressaltam a necessidade urgente de uma solução, pois é impossível viver com dignidade nessas condições.

Entramos em contato com a assessoria do SAAE (Serviço Autônomo de água e Esgoto de Itaúna) para saber o que poderia ser feito para minimizar a situação. Por meio de nota, fomos informados que: “em relação às obras de manutenção dos interceptores (emissários) de esgoto, o SAAE informa que já concluiu o trecho no Rio São João (próximo ao Pátio de estocagem de materiais de construção da PMI) e no Ribeirão dos Capotos (próximo à Av. JK).

Neste momento, as equipes operacionais estão fazendo as manutenções cabíveis no Ribeirão dos Capotos (altura da Av. Albino Santos), B. Garcias, e seguirão até às intermediações da Av. Manoel da Custódia, B. São Geraldo.
A previsão de conclusão de todos os trechos afetados é até dezembro/24.
Principais melhorias:

  • Retirada dos esgotos no Rio São João e no Ribeirão dos Capotos.
  • Com a utilização de materiais adequados e duráveis.
  • Contribuindo significativamente para despoluição de nossos Rios e Ribeirões.
  • Aumento da vazão de tratamento da nossa ETE Municipal.
  • Melhora na qualidade de vida do todos os Itaunenses, em especial daqueles que moram próximos ao Rio São João e Ribeirões.
    A mão de obra é do SAAE. Os próprios Servidores estão fazendo as manutenções”.

Por Fábio Melo

Olá!