Desde a tarde de quinta-feira (26), por volta das 15:00, um incêndio de grandes proporções atinge a mata dos Tabuões, localizada nas proximidades da barragem do Benfica, em Itaúna. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, aproximadamente 70 hectares de vegetação já foram consumidos pelas chamas.
O atendimento à ocorrência foi iniciado por volta 10:20 de quinta-feira, quando uma equipe de três militares chegou ao local para tentar conter o avanço do fogo. As operações se estenderam até as 21:20, quando os trabalhos precisaram ser interrompidos devido à dificuldade de combate durante a noite em uma área de mata fechada, o que colocava a integridade física dos bombeiros em risco.
Nesta sexta-feira (27), as equipes retornaram ao local às 06:00 da manhã para continuar as ações. No momento, quatro bombeiros e cinco proprietários de sítios vizinhos estão empenhados no combate às chamas. Eles também estão realizando aceiros para evitar a propagação do fogo para áreas próximas.
O Corpo de Bombeiros informou que a que a situação está controlada em áreas de pastagem, enquanto o foco principal segue dentro da mata. O trabalho segue ao longo da tarde desta sexta-feira para monitorar o incêndio e evitar que ele se espalhe para outras regiões.
Por Fábio Melo