A primavera teve início neste domingo (22) e seguirá com temperaturas elevadas e baixos índices de umidade relativa do ar em Itaúna e região. A estação, que vai até 21 de dezembro, será marcada pela transição do clima seco para o chuvoso a partir de outubro, com possibilidade de temporais, ventos fortes, raios e até granizo, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Mesmo com a expectativa de melhora na umidade do ar, o índice de 60%, recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), não deve ser alcançado nos próximos dias. O clima seco permanece, mantendo o alerta para os cuidados com a saúde. Entre os sintomas mais comuns estão ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz, além de dores de cabeça. Recomenda-se o consumo de bastante água, a umidificação dos ambientes e evitar exposição ao sol nos horários mais quentes.
Meteorologistas do Inmet apontam que as chuvas na região centro-oeste de Minas Gerais, incluindo Itaúna, podem ficar abaixo da média histórica. As temperaturas devem variar entre 18°C e 28°C. Para esta semana, não há previsão de chuvas em Itaúna, com a umidade relativa do ar abaixo de 30% e temperaturas oscilando entre 20ºC e 33ºC.
Por Fábio Melo