A Secretaria de Meio Ambiente de Minas Gerais determinou nesta sexta-feira (23) a suspensão das atividades da Insibrás Siderúrgica Brasil, que estava operando sem alvará e licença ambiental em Itatiaiuçu, na Grande BH. Após fiscalização, os agentes encontraram problemas em diferentes pontos próximos à empresa, causando poluição e degradação ambiental.Na área de descarga do carvão, por exemplo, lonas eram usadas de forma improvisada para evitar que o material se espalhasse. Nelas, foram encontradas aberturas que faziam o pó do carvão se espalhar pelo ar.Desde a semana passada, quando a siderúrgica passou a operar, um pó preto de carvão tomou conta das residências, carros, e até dos bancos de uma praça da região. Os moradores também relatam fortes explosões, tarde da noite, e problemas de saúde provocados pela poeira de carvão, como asma e alergia. “Estou sofrendo com essa poluição, a minha voz está até rouca. Tem uma semana que estou assim, a gente está pedindo socorro”, comentou a cozinheira Judith Pereira.
Na decisão, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas determinou a suspensão das atividades em até oito dias, além de uma multa de mais de R$ 33 mil. O retorno somente será autorizado após as várias adequações apontadas e apresentação de laudos comprovando as intervenções e a efetividade delas.
A Itatiaia entrou em contato com um dos sócios da Insibrás Siderúrgica Brasil por telefone e mensagens de texto para se posicionar sobre a suspensão, mas, até o momento, não teve retorno.
Fonte: Itatiaia
Foto: Itatiaia