Levantamento do Corpo de Bombeiros mostra aumento nos incêndios em Itaúna

Nos últimos meses, o Itaúna Alerta tem noticiado uma série de incêndios em diversas regiões da cidade, o que tem gerado problemas respiratórios para a população e causado danos ao meio ambiente. Apesar das queimadas serem um crime, a prática mostra uma falta de conscientização da população itaunense sobre os riscos envolvidos.

De acordo com levantamento divulgado nesta segunda-feira (05), entre junho e julho de 2024, o 2º Pelotão de Bombeiros de Itaúna registrou um aumento significativo no número de ocorrências de incêndios em vegetação. Foram atendidas 185 ocorrências, abrangendo incêndios às margens de rodovias, pastagens, lotes vagos e áreas rurais da região.

O Corpo de Bombeiros de Itaúna solicita que a população adote medidas de prevenção, como evitar a queima de vegetação para limpeza de terrenos e não descartar pontas de cigarro perto de áreas secas. Um simples foco de fogo em lixo pode rapidamente se espalhar e devastar grandes áreas de vegetação.

É importante lembrar que além dos danos ambientais e à saúde pública, as queimadas criminosas em vegetação podem resultar em penalidades. De acordo com a legislação, provocar incêndios em áreas de vegetação pode acarretar em multas e, em casos mais graves, penas de reclusão. É fundamental que a comunidade esteja ciente das consequências e da importância de proteger o meio ambiente, colaborando para a prevenção de incêndios e a preservação da saúde e segurança de todos.

Se você presenciar alguém colocando fogo em matas ou lotes vagos, denuncie pelos números 181 e 190, e acione imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo número 193.

Por Fábio Melo
Vídeo: Leandro Martins Drones

Olá!