Itaúna e outras cidades de Minas em alerta para clima de deserto

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) atualizou, nesta sexta-feira (19), os números de cidades em alerta para tempo seco. Conforme o levantamento, Itaúna está entre os 545 municípios mineiros na lista onde os índices da umidade relativa mínima do ar devem variar entre 20% e 30%, alerta amarelo (perigo potencial). Além destes, outros 46 estão em alerta laranja (perigo), com índices variando entre 12% e 20%.

Os níveis são alarmantes e estão muito abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O percentual indicado como saudável para a população é acima de 50%. Para se ter uma ideia, no deserto do Saara, no Norte da África, a umidade do ar varia de 14% a 20%. Municípios atingidos pelo alerta estão nas regiões Oeste de Minas, como Itaúna, Igaratinga, Divinópolis, Carmo do Cajuru, Pará de Minas, municípios da região metropolitana de Belo Horizonte, Central, Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, , Sul, Sudoeste, Noroeste e Norte de Minas, Zona da Mata, Vale do Jequitinhonha e Campo das Vertentes.

BH, que está na faixa de alerta, completou 92 dias sem chuva hoje. A previsão meteorológica indica que o dia será de céu claro a parcialmente nublado com tempo seco, principalmente à tarde. A temperatura mínima foi de 11°C, a quinta menor temperatura do ano, e a máxima estimada é de 28°C.

A população pode acompanhar os alertas e as recomendações da Defesa Civil por SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo.

Da redação com informações do Hoje em Dia
Foto: Ilustrativa

Olá!