Na tarde desta sexta-feira (12), um seguidor do Itaúna Alerta entrou em contato com nossa redação para denunciar uma situação que tem atrapalhado a vida dos residentes da Rua José Viana da Fonseca, localizada no bairro Garcias, em Itaúna.
De acordo com ele, após o rompimento da tubulação de esgoto durante as chuvas que atingiram o local em novembro de 2023, o esgoto está sendo despejado diretamente no Ribeirão dos Capotos. Os moradores têm convivido com o mau cheiro constante, além do aparecimento de ratos, baratas e pernilongos.
O denunciante relatou ainda que já foram feitas diversas reclamações ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), mas até o momento, nenhuma providência foi tomada para solucionar o problema. “Precisamos de uma resposta urgente para evitar que a situação se agrave ainda mais”, declarou o morador.
Entramos em contato com a assessoria de comunicação do SAAE, que, por meio de nota, informou que: “Em relação à situação dos emissários de esgoto, como já é de notório conhecimento, estamos realizando processo licitatório para efetuar a compra das tubulações e aluguel dos insumos necessários para realizar a manutenção devida em cada emissário de esgoto.
A previsão de início e conclusão das obras de recuperação é para o segundo semestre deste ano.
Importante frisar, ainda, que tais ações serão executadas pelos próprios Servidores do SAAE, demonstrando o comprometimento desta Autarquia Municipal para a melhoria contínua na prestação dos serviços de saneamento básico”.
Por: Fábio Melo
Vídeo: Exclusivo Itaúna Alerta