Em reportagem publicada nesta última sexta-feira (03), no Jornal Hoje em Dia, em nova pesquisa realizada pelo instituto SigDados sobre as eleições de outubro em Itaúna, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, revela um cenário favorável ao candidato Gustavo Mitre (Republicanos), que lidera com 45,2% das intenções de voto para o cargo de prefeito na cidade. A atual vice-prefeita Gláucia Santiago (PL) aparece em segundo lugar com 12,7%, seguida pelo vereador Kaio Guimarães (PMN) com 4%, o empresário Maurício Nazaré (PSD) com 1,8% e Jerry Adriane (PSOL) com 1,2%. Brancos e nulos representam 15% do total, enquanto 20,2% dos entrevistados ainda não se decidiram ou não responderam ao levantamento.
A soma pode não chegar a 100% devido ao arredondamento de casas decimais. O levantamento, realizado de forma estimulada, indica que, a cinco meses da eleição municipal, Mitre tem uma vantagem significativa sobre seus adversários.
No resultado amostral feito em fevereiro, nos dias 26 e 27, Mitre liderava no cenário estimulado, com 37,4%, seguindo novamente por Gláucia, que detinha 11,43%; Eugênio Pinto (sem partido), era o terceiro, com 10,7% e por fim, o vereador Kaio Guimarães com 9,6%. Naquela oportunidade, 30,9% dos entrevistados não souberam ou não responderam à pesquisa da SigDados.
A comparação entre as duas pesquisas traz um aumento progressivo no apoio a Gustavo Mitre em Itaúna, mesmo com alteração de pré-candidatos.
Votos válidos: Gustavo Mitre lidera com ampla vantagem
De acordo com a pesquisa da SigDados, Gustavo Mitre lidera a corrida eleitoral para prefeito de Itaúna, com expressivos 69,7% dos votos válidos. A segunda colocação pertence a Gláucia Santiago, que soma 19,5% das intenções de voto. Em seguida, aparecem Kaio Guimarães com 6,2%, Maurício Nazaré com 2,8% e Jerry Adriane com 1,8%.
Descontentamento com a administração municipal
O descontentamento com a gestão do prefeito Neider Moreira (PSD) prevalece em Itaúna, segundo a pesquisa da SigDados. A administração municipal enfrenta um índice de desaprovação superior ao de aprovação, com apenas 40% dos eleitores demonstrando satisfação com a gestão do prefeito Neider Moreira (PSD), enquanto 47,8% a desaprovam. A insatisfação é impulsionada principalmente por questões relacionadas à saúde, que representa 50,2% das preocupações, seguida por asfalto/pavimentação (5,8%), falta de segurança (5,7%), educação (4,3%) e transporte público (2,7%). Além disso, 12,2% dos entrevistados não souberam ou não responderam à pesquisa.
Aprovação do Governo Zema em Itaúna
A pesquisa da Sigdados aponta que o governador Romeu Zema (Novo) goza de alta aprovação em Itaúna, com 54,5% da população se declarando satisfeita com sua gestão. Entre os entrevistados, 26,3% desaprovam a administração estadual, enquanto 19,2% não souberam ou não responderam à pesquisa.
Governo Federal de Lula: opiniões divididas
A pesquisa revela um cenário de polarização em relação ao governo federal de Lula (PT). 35,7% dos entrevistados em Itaúna aprovam a gestão do presidente, enquanto 54% a desaprovam. Essa divisão de opiniões reflete o panorama nacional observado em outras pesquisas. 10,3% dos entrevistados não souberam ou não opinaram sobre o tema.
Gustavo Mitre é o candidato com menor rejeição em Itaúna
Gláucia Santiago lidera a lista de rejeição, com 18% dos entrevistados afirmando que não votariam nela de jeito nenhum. Em segundo lugar, com 13,8% dos votos de rejeição, temos Jerry Adriane. Maurício Nazaré e Kaio Guimarães: Empatam na terceira posição, com 11,3% e 11,2% de rejeição, respectivamente. O ex-deputado estadual Gustavo Mitre se destaca com o menor índice de rejeição, contando com apenas 5,9% dos entrevistados que não o escolheriam.
Metodologia
A pesquisa de campo foi realizada nos dias 24 e 25 de abril. A margem de erro é de 3,98 pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%. A metodologia utilizada foi quantitativa, com questionários aplicados em trabalho de campo de casa em casa, seguindo um plano amostral por bairros e ponderação quanto ao sexo, idade, grau de instrução e nível econômico dos entrevistados, alinhando-se aos parâmetros do IBGE (2022). O estudo entrevistou 600 eleitores maiores de 16 anos que votam em Itaúna e está registrado no TSE sob o número MG-09115/2024. O contratante da pesquisa é a IMPACTTO COMUNICACAO LTDA / GRUPO IMPACTTO.
Fonte: Hoje em Dia