Na noite deste domingo (06), por volta das 20:00, um incêndio criminoso teve início em um lote vago localizado entre as ruas Maria Fausta Parreiras e José Centerafo, no bairro Tropical, em Itaúna. O fogo começou no lote vago e, em poucos minutos, se alastrou para a mata que é de preservação ambiental, tomando proporções alarmantes.
O fogo alto assustou os residentes de um prédio situado ao lado da mata. Em pouco tempo, tornou-se impossível respirar e o fogo quase invadiu o condomínio, aumentando o temor dos moradores.
Desesperados, os moradores ligaram para o Corpo de Bombeiros de Itaúna, porém foram informados de que as viaturas estavam em Itaguara, o que deixou os cidadãos apreensivos com a demora no atendimento desta ocorrência. Os bombeiros só chegaram ao local quase três horas após o acionamento, para controlar as chamas, já com o incêndio consumindo praticamente toda a mata.
Conforme estabelecido pela Lei Federal Nº 9.605/98, qualquer atividade que resulte em poluição ambiental e afete a saúde humana, como queimadas em lixo, áreas de mata e lotes vagos, constitui crime ambiental. Se o autor for flagrado, será encaminhado à delegacia, sujeito a multa que varia de R$150 a R$2.500, além de possíveis sanções judiciais.
Ao se deparar com uma queimada, seja em lixo, mata ou lotes vagos, é fundamental saber como agir:
Para queimadas em lotes e matas:
Entre em contato com o número 193 e forneça o máximo de informações possível, incluindo a localização e a extensão do fogo, áreas já afetadas e potencialmente em risco, presença de residências, propriedades ou objetos de valor próximos, e se houver alguma identificação do responsável pela queimada (se possível).
Para evitar queimadas:
Descarte corretamente o lixo doméstico ou materiais provenientes da indústria.
Procure empresas especializadas no descarte adequado de resíduos.
Queimadas em lotes só devem ser realizadas de forma controlada e com autorização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Por Fábio Melo
Imagens: exclusivas do Itaúna Alerta