Minas Gerais terá mais um Dia D de combate à dengue. Será no sábado, 23 de março, quando estão previstos mutirões comunitários para eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti e ações de conscientização junto à população sobre a responsabilidade de manter os ambientes seguros dentro das casas.
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), cerca de 350 municípios já aderiram à ação. As prefeituras que ainda não fazem parte do movimento podem procurar a Unidade Regional de Saúde. O primeiro Dia D, em 2 de março, teve a adesão de 546 municípios.
Conforme a SES, a programação incluiu blitz educativas, passeatas, atividades lúdicas em escolas e em locais com grande circulação de pessoas, entrega de material informativo, palestras e rodas de conversas.
Nesta terça, o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, confirmou que Minas já enfrenta a pior epidemia de arboviroses da história. Até o momento, já são mais de 535 mil casos prováveis de dengue, com 194 mil confirmações. Setenta e uma pessoas morreram e 324 óbitos estão em investigação.
Em relação à chikungunya, até o momento, foram notificados 51.652 casos prováveis, com 32 mil confirmados para a doença. Há 20 óbitos em investigação e 20 óbitos confirmados.
Segundo a SES, a letalidade da dengue é de 2,29% sobre os casos graves, e a da chikungunya é de 0,06% sobre os casos confirmados.
Fonte: Hoje em Dia
Foto: Ilustrativa