Itaúna recebe prêmio de compromisso com a vacinação durante congresso nacional e internacional de imunização

A Prefeitura de Itaúna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, participou nos dias 22 e 23 de junho do III Congresso Brasileiro de Defesa da Vacinação e do I Congresso Internacional de Imunização – Compromisso Global com a Ciência, Saúde e Vida, realizados na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte.

Considerado um dos principais eventos do país na área de imunização, o congresso reuniu pesquisadores, gestores públicos, profissionais de saúde e representantes de instituições nacionais e internacionais para debater estratégias voltadas à ampliação das coberturas vacinais, combate à hesitação vacinal, inovação, comunicação em saúde e fortalecimento do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Durante o evento, Itaúna recebeu o Certificado de Compromisso com a Vacinação, reconhecimento concedido aos municípios mineiros que aderiram ao Programa Mineiro de Imunizações e desenvolveram ações voltadas à ampliação do acesso às vacinas e ao fortalecimento da proteção da população.

A certificação reconhece iniciativas relacionadas à qualidade e organização dos serviços de saúde, à busca ativa da população e à adoção de estratégias para aumentar a cobertura vacinal. O prêmio é resultado do trabalho desenvolvido pelas equipes da Vigilância em Saúde, da Atenção Primária à Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Educação.

Segundo a Prefeitura, o reconhecimento reforça o compromisso do município com a promoção da saúde pública e evidencia os esforços realizados para ampliar a vacinação, prevenir doenças e garantir que a população tenha acesso aos imunizantes oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Da redação com informações da Prefeitura de Itaúna