Mais de 2 mil eleitores de Itaúna podem ter o título cancelado

Em Itaúna, 2.375 eleitores correm o risco de ter o título de eleitor cancelado por ausência não justificada em votações anteriores. O cancelamento ocorre após três faltas consecutivas sem justificativa, sendo cada turno de eleição contabilizado como uma ausência.

Para verificar a situação, os eleitores podem acessar o site do Autoatendimento Eleitoral e clicar na opção “Débito Eleitoral”. O sistema mostra as eleições em que houve ausência de voto ou justificativa. A consulta também pode ser feita pelo aplicativo e-Título ou por meio do Disque-Eleitor pelos telefones 148 ou (31) 2116-3600.

A regularização é feita por meio do pagamento de multas, que pode ser realizado por boleto bancário, PIX ou cartão de crédito. O prazo para resolver a situação vai até o dia 19 de maio. Após essa data, os títulos serão cancelados, o que pode impedir o eleitor de tirar passaporte, obter identidade, inscrever-se em concursos públicos ou tomar posse em cargo público.

A Justiça Eleitoral alerta que não envia mensagens por e-mail ou aplicativos. Apenas usuários com o aplicativo e-Título instalado no celular receberão notificações oficiais.

Em Itaúna, o Cartório Eleitoral fica na Rua Manoel Gonçalves, nº 44, Centro. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, de 12:00 às 18:00.

For Fábio Melo

Olá!