Denúncia Alerta: moradores do Sumidouro denunciam falta de água há três dias

Na manhã desta quarta-feira (05), moradores da região do Sumidouro, em Itaúna, entraram em contato com a redação do Itaúna Alerta para denunciar a falta de água na localidade há três dias. De acordo com uma das moradoras, a situação está prejudicando as atividades diárias mais essenciais, como fazer comida e tomar banho.

Uma das denunciantes, que prefere não se identificar, relata que muitos moradores da comunidade são famílias com crianças pequenas e idosos, o que agrava ainda mais a situação. “Não tem como viver sem água, especialmente com crianças e idosos em casa. Estamos vivendo um verdadeiro caos”, desabafou.

Os moradores pedem, com urgência, uma solução por parte do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Itaúna, solicitando que a situação seja resolvida o mais rápido possível.

A redação do Itaúna Alerta entrou em contato com a assessoria de comunicação do SAAE, que, por meio de nota, informou que: “O sistema Sumidouro conta com um poço profundo, chamado Camilote, que não consegue mais atender a demanda da população local, que cresceu vertiginosamente. A boa notícia é que já foi perfurado um novo poço profundo, na fazenda Estalagem Brilho Verde, que apresentou uma vazão de mais de 30 mil litros/h, considerado um índice dos melhores da atualidade. Naturalmente, ainda terão de ser feitas obras acessórias ao poço, como rede de energia elétrica, instalação de padrão CEMIG, instalação de bomba de sucção no poço e grande extensão de rede subterrânea para ligar o novo poço aos sistemas já existentes. Ao final de todas estas iniciativas, a expectativa é de que não falte mais água na região do Sumidouro, a não ser por problemas eventuais, como uma rede entupida, um vazamento etc.

Na data de hoje realizou-se o primeiro teste de vazão do poço, confirmando-se a expectativa de vazão de mais de 30 mil litros/h. As fotos e o vídeo a seguir são deste teste de hoje, 06/03/2025”.

Por Fábio Melo

Olá!