Denúncia Alerta: casas abandonadas há anos gera transtornos para moradores do bairro Jadir Marinho

Uma moradora do bairro Jadir Marinho entrou em contato com o Itaúna Alerta para denunciar o estado de abandono de duas casas localizadas na Rua Geralda Feliciana Ramos, nº 211. Segundo a denunciante, os imóveis estão tomados pelo mato alto, acúmulo de lixo e entulho, além de servirem como ponto para o consumo de drogas, colocando em risco a segurança dos moradores.

Em um vídeo enviado à redação do Itaúna Alerta, a moradora mostra a situação crítica do local e cobra ações por parte dos proprietários dos imóveis e da Prefeitura de Itaúna. “Isso é um absurdo. A gente convive diariamente com esse descaso, e ninguém toma providências”, afirma.

Diante da situação, entramos em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Itaúna, que, por meio de nota, informou que: “A Secretaria de Regulação Urbana informa que realizará uma visita ao local para analisar a situação. Ressalta que, por se tratarem de imóveis de propriedade particular, a limpeza e a conservação dos mesmos são de responsabilidade dos proprietários.

A Secretaria esclarece ainda que os proprietários de imóveis em condições inadequadas de limpeza e conservação, em desacordo com as normas sanitárias, podem ser notificados pela Fiscalização de Posturas e, caso não regularizem a situação, estarão sujeitos a multa.

Além disso, a Secretaria reforça a importância de a população manter seus imóveis limpos e bem conservados, evitando riscos à saúde pública, como a proliferação de animais peçonhentos e de mosquitos transmissores de doenças, como o Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue.

A população também pode denunciar situações como essa por meio da Ouvidoria, disponível no site da Prefeitura, pelo telefone ou presencialmente no guichê de atendimento na recepção do prédio da Prefeitura.”

Por Fábio Melo

Olá!