Com a chegada do Carnaval, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) alerta para os riscos relacionados às atividades aquáticas em Itaúna e região centro-oeste do estado. O aumento do fluxo de pessoas em rios, cachoeiras, lagos e piscinas, aliado ao consumo de bebidas alcoólicas e imprudência, eleva o risco de afogamentos.
Os meses de janeiro e fevereiro registram os maiores índices de afogamentos, segundo dados do Corpo de Bombeiros. Entre as principais causas estão o consumo de álcool antes de nadar, a ausência de equipamentos de segurança, o desconhecimento das condições dos locais e a falta de supervisão de crianças.
Confira dicas de segurança para um Carnaval tranquilo
Rios e cachoeiras: evite saltar de locais altos, tenha cuidado com correntezas e pedras escorregadias, e observe sinais de mudanças no nível da água.
Lagos e represas: utilize coletes salva-vidas em esportes aquáticos, não nade em áreas desconhecidas e respeite as sinalizações de segurança.

Piscinas: crianças devem ser sempre supervisionadas, evitar corridas nas bordas e utilizar cercas ou capas protetoras para evitar acidentes.
Em caso de afogamento, acione imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193. Evite tentar o resgate sem treinamento adequado para não se tornar uma segunda vítima. Caso possível, forneça flutuadores ou objetos que ajudem a vítima a se manter na superfície até a chegada do socorro.
Por Fábio Melo com informações do Corpo de Bombeiros