Itaúna e outras cidades podem acessar crédito especial para combate à seca e inundações

Itaúna e outras cidades do Centro-Oeste de Minas foram classificadas como áreas de risco “muito alto” e “alto” para secas e inundações, tornando-se aptas a acessar créditos especiais em caso de emergência. A lista completa dos municípios beneficiados está disponível mais abaixo.

O anúncio foi feito na última quinta-feira (20) pelo governador Romeu Zema. O Governo de Minas, por meio do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), lançou o Edital Municípios 2025, que prevê um aporte de R$ 400 milhões em financiamentos para prefeituras incluídas na relação.
Os recursos serão destinados a projetos que ajudem a mitigar os efeitos das mudanças climáticas. Para o combate à seca, as prefeituras poderão investir na conservação de água, construção de reservatórios e implantação de sistemas de irrigação eficientes.

Já para a prevenção de inundações, o financiamento contemplará a construção de sistemas de drenagem e bacias de retenção.

A seleção dos municípios foi baseada em dados da plataforma AdaptaBrasil, ferramenta desenvolvida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e a Rede Nacional de Pesquisa e Ensino, que monitora os impactos das mudanças climáticas no país.

Municípios da região classificados como risco “muito alto” e “alto” são: Aguanil, Araújos, Arcos, Bom Despacho, Carmo da Mata, Carmo do Cajuru, Cláudio, Divinópolis, Formiga, Igaratinga, Itaúna, Japaraíba, Lagoa da Prata, Moema, Nova Serrana, Oliveira, Papagaios, Pará de Minas, Passa Tempo, Pedra do Indaiá, Perdigão, Pompéu, São Gonçalo do Pará e São Sebastião do Oeste.

Os municípios terão acesso a linhas de crédito com prazos e taxas diferenciadas. Para aqueles com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) abaixo da média estadual, a taxa será de 0,33% ao mês + Selic, com até 96 meses para pagamento, incluindo 18 meses de carência. Para os demais, a taxa será de 0,41% ao mês + Selic.

Ao todo, 414 municípios classificados pela plataforma AdaptaBrasil poderão solicitar o financiamento especial. Cidades que não se enquadram nessa classificação ainda podem acessar as linhas de crédito gerais do BDMG.

As prefeituras interessadas devem submeter suas propostas até 17 de março por meio da plataforma BDMG Digital, com habilitação das propostas prevista até 31 de março.

Além da prevenção de desastres naturais, o edital contempla financiamentos para pavimentação, construção e reforma de prédios públicos, além de projetos culturais, esportivos e aquisição de máquinas. Os prazos variam entre 60 e 96 meses, com taxas de juros a partir de 0,41% ao ano e carência de até 18 meses.

Da redação com informações do G1
Foto: redes sociais

Olá!