Itaúna e todo estado receberão alerta sonoro de risco de desastres pelo celular

A partir desta quarta-feira (04), Itaúna e todo o estado de Minas Gerais passarão a receber um alerta sonoro de risco pelo celular, por meio do sistema “Defesa Civil Alerta”. O objetivo é avisar a população sobre desastres naturais iminentes. O alerta será transmitido por mensagem de texto e som, interrompendo qualquer conteúdo em uso no aparelho, incluindo quando ele estiver no modo silencioso.

A implantação do sistema é coordenada pela Defesa Civil Nacional e pela Anatel, com execução das operadoras de telefonia móvel.

A ferramenta emite um bipe contínuo, que faz o celular vibrar e emitir um sinal sonoro por cerca de 10 segundos. A mensagem de texto do alerta sobrepõe qualquer conteúdo exibido na tela do aparelho, e o usuário só poderá retomar o uso do celular após visualizar a mensagem. O alerta será recebido mesmo se o telefone estiver sem créditos ou no modo silencioso.

Tipos de Alerta
O sistema “Defesa Civil Alerta” conta com dois tipos de alertas, definidos pela severidade e finalidade:

Alerta Extremo: Indica uma urgência imediata, onde a população precisa adotar medidas de autoproteção imediatamente. O alerta é sinalizado por um som semelhante ao de uma sirene.
Alerta Severo: Aponta uma situação de risco, mas com uma urgência menor, permitindo à população mais tempo para se preparar. O som do alerta é um “beep”, similar ao de um SMS.

Por Fábio com informações do Governo de Minas

Olá!