Prefeito eleito Gustavo Mitre recebe deputado estadual Coronel Henrique em Itaúna para discutir modelo de escola cívico-militar

Nesta segunda-feira (18), o prefeito eleito de Itaúna para o período de 2025 a 2028, Gustavo Mitre, recebeu a visita do deputado estadual Coronel Henrique. O encontro teve como objetivo estreitar a relação entre o município e o legislativo estadual, além de discutir a implementação de uma escola cívico-militar na cidade.

O deputado aproveitou a oportunidade para apresentar o funcionamento desse modelo de ensino, o qual defende na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Durante a visita, Coronel Henrique, acompanhado do prefeito eleito Gustavo Mitre fez uma vista na Granja Escola São José, localizada na Várzea da Olaria, um possível local para a instalação da unidade em Itaúna, caso a proposta seja bem recebida pela população e passe pelos trâmites legais. A previsão é que o modelo cívico-militar possa ser implantado já em 2025.

A visita contou também com a presença dos vereadores reeleitos Gustavo Dornas Barbosa e Alexandre Campos, além do representante da comunidade itaunense Marcos Souza. Após a visita à granja escola São José, o deputado e as autoridades locais seguiram para os estúdios da TV Cidade, onde concederam uma entrevista sobre a visita e a possível instalação deste modelo de ensino em Itaúna. A entrevista irá ao ar nesta quarta-feira, 20 de novembro, a partir das 18:20, no Jornal Cidade Notícia, na TV Cidade, canal 45.1. e através do site www.itaúnaalerta.com.br.

Sobre o modelo de ensino
As Escolas Cívico-Militares em Minas Gerais combinam gestão militar e educação tradicional, com militares do Corpo de Bombeiros atuando na disciplina, ética e administração escolar, enquanto professores cuidam do ensino. Mesmo após o fim do programa nacional, o estado manteve a iniciativa sob a liderança de Romeu Zema.

O modelo trouxe resultados significativos: redução de 77% no abandono escolar, 37% na reprovação, aumento de 20% no IDEB e 50% na taxa de alunos na idade certa, reforçando a melhoria na qualidade do ensino e na formação cidadã.

Por Fábio Melo
Fotos: Itaúna Alerta

Olá!