Confirmando as previsões das pesquisas eleitorais divulgadas ao longo da campanha, Gustavo Mitre foi eleito prefeito de Itaúna com uma votação recorde. Ao lado do vice, Hidelbrando Neto, ambos do partido Republicanos, Mitre obteve um resultado histórico, consolidando-se como a escolha de grande parte do eleitorado itaunense. A pesquisa mais recente apontava Mitre com 85% das intenções de votos válidos, resultado que foi confirmado nas urnas neste domingo, quando ele recebeu 38.581dos votos válidos.
A campanha de Gustavo Mitre foi marcada por propostas que tem por objetivo resolver os principais desafios de Itaúna, como a construção da tão aguardada Unidade de Pronto Atendimento (UPA). O plano de governo também promete avanços em áreas como administração pública, meio ambiente, desenvolvimento social, educação, cultura, turismo, esportes, transporte público, segurança e saneamento. Durante a campanha, Mitre e Hidelbrando realizaram caminhadas e reuniões em diversas regiões da cidade para ouvir a população e apresentar suas propostas de forma direta.
Gustavo Mitre destacou durante a campanha sua atuação em parcerias, quando deputado estadual, e a articulação de recursos para o município, citando, por exemplo, os investimentos destinados ao Hospital Manoel Gonçalves. Antes mesmo de ser eleito prefeito, Mitre trabalhou com a deputada federal Gláucia Santiago para garantir a destinação de emendas no valor de R$ 6 milhões, verba utilizada para quitar dívidas da instituição.
A partir do dia 1º de janeiro de 2025, Gustavo Mitre e Hidelbrando Neto enfrentarão o desafio de lidar com os problemas herdados da gestão atual, como os sucessivos empréstimos feitos pelo governo de Neider Moreira, o transporte público deficitário, a falta de água em diversas regiões, os alagamentos frequentes na Avenida Jove Soares e a situação crítica da saúde pública na cidade.
Além da chapa vitoriosa, outras duas disputaram a prefeitura de Itaúna. Maurício Nazaré e Sara Marcela, do PSD, receberam 8.211dos votos válidos, enquanto Wandick Pincer e Mirinho, do PV, obtiveram 1603 dos votos.
Por Fábio Melo