Calor e tempo seco não dão trégua e Inmet amplia alerta para 512 cidades mineiras, incluindo Itaúna

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) atualizou, nesta quinta-feira (3), o número de cidades em alerta para tempo seco, incluindo Itaúna. Segundo o levantamento, 512 municípios mineiros estão na lista onde a temperatura ficará 5ºC acima da média por mais de cinco dias. A umidade relativa mínima do ar deve oscilar entre 20% e 30%, intensificando a sensação de desconforto.

Os níveis são alarmantes, estando muito abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O índice ideal de umidade do ar para a saúde é superior a 50%. Para ilustrar, no deserto do Saara, no Norte da África, a umidade varia de 14% a 20%.

Entre os municípios afetados pelos alertas de onda de calor e tempo seco estão localizados em regiões como a Metropolitana de Belo Horizonte, Central, Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Oeste de Minas, Sul, Sudoeste, Noroeste e Norte de Minas, além da Zona da Mata, Vale do Jequitinhonha e Campo das Vertentes.

Itaúna, também incluída na faixa de alerta, deve enfrentar um dia de céu claro e temperaturas elevadas, com máximas de 35ºC. A temperatura mínima registrada foi de 20°C, e a umidade relativa do ar pode atingir o preocupante nível de 15% no período da tarde.

Confira as orientações para enfrentar o calor e o tempo seco:

Hidrate-se constantemente;
Prefira alimentos leves e frescos, como saladas, frutas e carnes grelhadas;
Evite frituras;
Durma em um local bem ventilado e umidificado, com o uso de umidificadores ou uma bacia de água no ambiente;
Evite exercícios ao ar livre e exposição ao sol entre 10h e 17h;
Evite banhos muito quentes para não agravar o ressecamento da pele; use hidratante se necessário;
Caso tenha problemas respiratórios, procure um médico;
Não provoque queimadas em lotes vagos, matas ou florestas. Em caso de incêndio, contate o Corpo de Bombeiros (193), Defesa Civil (199) ou Polícia Militar (190).
Os moradores também podem acompanhar os alertas da Defesa Civil via SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem com o CEP para o número 40199. O serviço é gratuito.

Da redação com informações do Hoje em Dia

Olá!