No último sábado (28), o jornal Folha do Povo, aqui de Itaúna, divulgou que contratou uma pesquisa de intenção de votos para prefeito em Itaúna, que foi realizada entre os dias 10 e 15 de setembro. Foram ouvidas 416 pessoas, estratificadas conforme dados obtidos pelo IBGE, em faixas etárias, nível de instrução, sexo e localização. A pesquisa foi registrada sob o número MG-04106/2024, no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). A empresa contratada pela FOLHA foi a Promídia Pesquisas, e os dados podem ser conferidos no site da empresa (www.promidiapesquisas.com.br).
O resultado da pesquisa é o seguinte, quando foi perguntado aos eleitores “Se as eleições fossem hoje, em qual destas chapas você votaria?”, Gustavo Mitre, prefeito, e Hidelbrando Neto, vice, alcançaram 60,8% das intenções de voto, ficando em primeiro lugar, muito distante da chapa que ficou na segunda colocação. A chapa Maurício Nazaré, prefeito, e Sara Marcela, vice, obteve 7.0% das intenções de voto; e a chapa formada por Wandick Pincer, prefeito, e Mirinho, vice, ficou com 1,3% das intenções de voto.
As pessoas que estão indecisas ou não responderam à pergunta somam 23,5% dos entrevistados. Já aquelas que afirmaram que vão votar nulo ou em branco ficaram em 7,4% dos pesquisados. O intervalo de confiança da pesquisa é de 95%; e a margem de erro, para mais ou para menos, é de 4,79%.
Simulações não mudam o quadro
Considerando a margem de erro, Gustavo Mitre e Hidelbrando podem alcançar 65,59% dos votos, ou reduzir para 56,01%. Já Maurício Nazaré e Sara Marcela podem chegar, na melhor situação, a 11,79%, ou cair a 2,21%. Assim, na pior expectativa para Gustavo Mitre e Hidelbrando, a diferença favorável à chapa ainda será muito grande, de mais de 44 pontos, podendo ir a mais de 60, ocorrendo o melhor quadro para a chapa.
Devido ao índice apurado de intenções positivas menor do que a margem de erro, não há como fazer a mesma comparação em relação ao terceiro colocado na pesquisa. Pela ordem, em primeiro lugar na pesquisa está Gustavo Mitre. Em segundo lugar, as pessoas que não quiseram responder ou ainda estão indecisos. Em terceiro, os brancos e nulos. Somente no quarto lugar, pela ordem dos percentuais, é que aparece a dupla Maurício Nazaré e Sara Marcela; ficando a chapa de Wandick e Mirinho para a quinta posição, verificando essa ordem.
Fonte: Folha do Povo