Na manhã desta terça-feira (3), a redação do Itaúna Alerta recebeu imagens de um seguidor mostrando um homem incendiando uma área de mata seca no bairro Recanto das Peixotas, em Itaúna. Segundo informações, o fogo foi provocado por um funcionário de uma fazenda próxima ao local, e essa não é a primeira vez que queimadas ocorrem na localidade.
O denunciante está indignado, destacando que as chamas estão altas, causando danos ao meio ambiente e prejudicando a saúde dos moradores do bairro. Moradores do bairro relataram que não suportam mais a fumaça gerada por incêndios criminosos.
Vale ressaltar que inúmeros incêndios criminosos têm ocorrido em Itaúna, deixando a cidade sob uma constante cortina de fumaça.
A população deve denunciar incêndios criminosos através do número 190 e acionar imediatamente os bombeiros pelo 193.
Conforme a Lei 9.605 de 1998, causar poluição de qualquer natureza em níveis que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, na mortandade de animais ou na destruição significativa da flora é crime, com pena de reclusão de um a quatro anos, além de multa. Caso o crime seja culposo, a pena é de detenção de seis meses a um ano, além de multa.
Por Fábio Melo