Segurança Pública cria 2,7 mil novas vagas no sistema prisional de Minas Gerais, incluindo Itaúna

Para enfrentar a demanda histórica por vagas no sistema prisional e garantir melhores condições de custódia e ressocialização, começaram a ser entregues cerca de 2,7 mil vagas em presídios e penitenciárias de todo o estado. Há obras de novas unidades sendo erguidas, construções que estavam paralisadas há anos que estão sendo, enfim, finalizadas, além ampliações de unidades importantes entregues.

Todas as novas unidades têm a ressocialização dos custodiados e a segurança e qualidade de trabalho dos servidores como foco. São estruturas construídas especificamente para o incentivo ao trabalho e ao estudo, com espaços para salas de aula e para a capacitação e profissionalização dos detentos.

Na última semana, o novo Presídio de Ubá, com 388 vagas, foi entregue, assim como a área de segurança e carceragem do Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp) de Juiz de Fora. Esse último teve a capacidade ampliada em 57%, com 191 novas vagas.

Na próxima semana, o Ceresp Ipatinga recebe uma visita do secretário Rogério Greco para sua inauguração oficial, depois de longa reforma e aumento de 282 novas vagas.

Já os presídios de Itaúna (306 vagas) e Frutal (388) estão com obras avançadas – todas com mais de 74% de execução. Lavras e Poços de Caldas completam as entregas em 2026, com 600 vagas cada uma.

Fonte: Agência Minas
Foto: Agência Minas

Olá!