Como mostramos aqui no Itaúna Alerta, a população já vinha sofrendo com os problemas nos ônibus do transporte coletivo de Itaúna: quebras de eixo, falhas nos freios, rodas soltas, sujeira, descumprimento de rotas e atrasos constantes. O que deveria ser reduzido acabou sendo aumentado, e a situação tende a se agravar.
No Jornal Oficial do município de Itaúna, número 2.374, foi publicado o decreto número 8.657, de 11 de julho de 2024, onde o prefeito municipal altera os artigos de números 32 e 33 do decreto número 3.465, de 16 de outubro de 1996, aumentando a idade máxima de vida útil dos veículos do transporte coletivo de Itaúna de 12 para 14 anos.
Além disso, em diversas ocasiões o prefeito propôs subsídios que ultrapassavam os 25 milhões de reais para ajudar a empresa a reequilibrar o contrato, o qual nunca foi cumprido. Agora, como um “presente” de fim de mandato, temos ônibus cada vez mais sucateados, sem mencionar que a tarifa em Itaúna é a mais alta do estado de Minas Gerais: R$ 6,50.
É importante ressaltar que a última vez que a empresa Viasul renovou sua frota em Itaúna foi em 2009. O descontentamento da população com o serviço de transporte coletivo é evidente, e pelo visto, nada será feito para reverter essa situação.
Por Fábio Melo
Vídeo: Exclusivo Itaúna Alerta