Denúncia Alerta: moradores de rua causam preocupação e medo nos frequentadores da Gruta Nossa Senhora de Itaúna

O Itaúna Alerta recebeu na tarde desta segunda-feira (1º) uma denúncia de que moradores de rua estão utilizando as instalações externas da Gruta Nossa Senhora de Itaúna como moradia. O que mais preocupa o itaunense é que muitos desses moradores estão descontrolados, alcoolizados, drogados e acabam urinando nas portas da capela, além de ameaçarem as pessoas que frequentam o local.

Os responsáveis pela Gruta Nossa Senhora de Itaúna já instalaram câmeras e conversaram com os moradores de rua que estão causando essa situação, mas isso não resolveu o problema.

De acordo com informações, vários boletins de ocorrência já foram registrados e pedidos de ajuda foram feitos à Secretaria de Assistência Social. No entanto, segundo o denunciante, nada foi feito para resolver a situação.

Entramos em contato com a Polícia Militar começou a intensificar a fiscalização, realizando operações no local na manhã desta terça-feira (02). Os militares informaram ter contatado moradores próximos, que relataram a presença de moradores de rua no local há alguns dias, porém não estão mais nas proximidades.

Já a Secretaria de Assistência Social de Itaúna, que através de nota informou que: “em resposta às solicitações de intervenção feitas com relação ao indivíduo em situação de rua nas proximidades da Gruta Nossa Senhora de Itaúna, esclarece que uma vez ciente do ocorrido, dirigiu-se até o local para a realização da abordagem padrão, ofertando-lhe condições de acolhimento nos equipamentos disponíveis no município, contudo, sem sucesso, tendo o indivíduo se negado a permitir tal acompanhamento.Desta forma, em razão das limitações legais impostas no caso em questão, outra alternativa não resta a esta secretaria, senão, promover o acompanhamento deste indivíduo, bem como solicitar da Secretaria de Infraestrutura do município, a limpeza do local, haja vista que o mesmo descumpre a legislação local que proíbe a montagem e permanência de acampamentos e/ou moradias em vias públicas.Ressaltasse ainda que durante a abordagem, nada de ilícito foi identificado.Pede-se aos moradores que sempre que identificarem pessoas em situação de rua, façam contato com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, através dos telefones abaixo, bem como indiquem os equipamentos de acompanhamento e acolhimento disponíveis no município, para que promovam o seu acolhimento e acompanhamento.CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social – 3249-923, Posto Avançado do Imigrante – 3249-9714,Casa Azul – Centro de Apoio aos Irmãos de Rua – 3242-3641, Albergue Fraterno Bezerra de Mendes – 3243-1471”.

Por Fábio Melo

Olá!