Os coletores de lixo de Itaúna enviaram um vídeo para a redação do Itaúna Alerta na tarde desta segunda-feira (01), para mostrar uma situação inaceitável na lixeira localizada na entrada da estrada que dá acesso à comunidade rural do Córrego do Soldado. O local está completamente tomado por lixo, entulhos e até mesmo animais mortos.
Segundo os coletores, eles não são responsáveis pela remoção de entulhos, apenas pelo lixo doméstico, e lamentam a falta de colaboração por parte dos moradores da localidade e dos sitiantes da região, que não têm contribuído com a limpeza do local.
Diante disso, os trabalhadores da coleta de lixo fazem um apelo à comunidade, solicitando sua colaboração e também pedem apoio da prefeitura para realizar uma campanha de conscientização sobre a importância de manter o ambiente limpo e livre de resíduos, visando preservar a saúde pública e o meio ambiente.
Entramos em contato com a prefeitura de Itaúna para saber o que poderia ser feito para solucionar o problema e, por meio de nota, foi informado que tal demanda seria responsabilidade do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto).
Diante disso entramos em contato com o SAAE que “por meio da Gestão de Resíduos realiza o monitoramento de pontos de descarte irregular em todo o município com o objetivo de executar ações de contingência e limpeza dos mesmos, regularmente.
A Autarquia pede mais uma vez a colaboração da população. O descarte irregular de móveis, entulhos de construção, entre outros em espaços como praças, terrenos baldios e vias públicas, provoca sujeira e prejuízos ao meio ambiente, além de proliferação de animais peçonhentos, vetores de doenças como o mosquito Aedes Aegypti, transmissor de dengue, Zika e Chikungunya.
Salientamos nesta oportunidade que o Saae oferece e divulga vários serviços, quais sejam, a coleta convencional e seletiva, seis dias da semana, em toda a área urbana do município e duas na zona rural. Oferece à população coleta de móveis inservíveis, sofás e colchões, quatro dias na semana, sob agendamento pelo telefone 3249-5874, no Ecoponto.
Além disso, também recebe gratuitamente pneus inservíveis e resíduos eletrônicos, no Ecoponto, para o qual são dados a devida destinação.
Quanto aos animais mortos, a Prefeitura Municipal de Itaúna realiza o serviço de coleta e destinação por meio da Zoonose, para isto é preciso entrar em contato para as informações necessárias.
Para a maioria dos resíduos encontrados nos descartes irregulares, o Saae oferece os serviços de coleta e destinação, motivo pelo qual estas limpezas terminam por significar um retrabalho e um investimento alto em ações corretivas para as quais o município já possui estrutura para prestação dos serviços.
Já os resíduos de construção civil e resíduos classe I, são de responsabilidade do gerador, de modo que deve ser realizada a contratação para o transporte e a devida destinação por empresas de devidamente regularizadas, junto ao município e aos órgãos ambientais.
Deste modo, reforçamos que o Saae e a Prefeirura de Itaúna têm atuado ativamente para conter os descartes irregulares e para oferecer, cada dia mais, serviços importantes e de qualidade, no que diz respeito ao manejo de resíduos sólidos urbanos e limpeza urbana.”
Por Fábio Melo
Por Fábio Melo
Vídeo: seguidor Itaúna Alerta