O projeto “Giragirando – Circuito Cultural Interior de Minas” movimentou Itaúna com a circulação de sete espetáculos de teatro gratuitos, oferecidos para toda a comunidade. A iniciativa encerrou na última semana de fevereiro e alcançou, durante a temporada, 1.231 pessoas com peças de comédia, infantis e sobre o folclore brasileiro.
O projeto, realizado pela Associação Escambo Cultural, conta com patrocínio da Mineração Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, apoio da Prefeitura Municipal de Itaúna e da Totem.
A circulação 2023 do projeto encerrou com o clássico “Era Uma Vez… O Pequeno Príncipe”. Presente na plateia, Irza de Andrade, 83 anos, fez questão de elogiar a iniciativa. “Ações como essa contribuem para que as pessoas se divirtam e saiam mais ricas com todos esses conteúdos”, comentou.
Os espetáculos em cartaz levaram diferentes temáticas e estilos. Um dos destaques foi “Aruanda – Dançando o Brasil”, que dialoga com a cultura do Congado, manifestação cultural forte na cidade. “É um prazer ver um espetáculo tão belo e tão significativo para a história do Brasil, estou encantado com tudo. A Mineração Usiminas está de parabéns”, comentou Sílvio Bernardes, professor e jornalista.
A produtora executiva do Instituto Usiminas, Mariana Bernardes, salienta a importância da iniciativa como forma de democratizar o acesso à cultura e ao teatro. “O projeto é muito importante porque oferece atrações escolhidas cuidadosamente para fazerem sentido para toda a família. É mais uma forma de contribuirmos para o fortalecimento da cultura de ir ao tetro, templo capaz de abrigar diversão, reflexão, diversidade de expressões e linguagens”, frisa.
Fonte: Usiminas
Foto: Usiminas