Na manhã da última segunda-feira (20), por volta das 10:30, uma moradora da zona rural de Cachoeirinha entrou em contato com a redação do Itaúna Alerta para denunciar uma residência com acúmulo de entulho e mato alto. Segundo a denunciante, embora a casa não esteja abandonada, o proprietário não realiza a limpeza do local. A situação tem se agravado com a presença de animais peçonhentos e vários focos de dengue.
A residência denunciada está localizada na Rua 3, zona rural de Cachoeirinha, em Itaúna. A moradora pede uma solução por parte da prefeitura, relatando que já entrou em contato com a ouvidoria, porém, até o momento, nenhuma medida foi tomada.
Diante da situação, procuramos a prefeitura municipal de Itaúna, que, por meio de nota, informou que a fiscalização em áreas rurais é de responsabilidade do Incra.
Em seguida, entramos em contato com o Incra Itaúna, que emitiu uma nota esclarecendo que: “O setor que lhes forneceu essa informação está equivocado quanto aos serviços prestados pela unidade do INCRA de Itaúna. O setor do INCRA cuida exclusivamente da regularização e emissão de documentação rural dos municípios onde tem suas unidades instaladas. O INCRA não é, e nunca foi, responsável por qualquer outro tipo de serviço ou fiscalização”.
Agora fica a pergunta: quem irá resolver esta situação?
Por Fábio Melo