A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), já está sendo emitida em Minas Gerais desde o último dia 27 de dezembro e até agora as emissões já superam as 50 mil unidades. A Polícia Civil alerta que a população tem até fevereiro de 2032 para solicitar o documento, que em sua primeira via é gratuito.
O novo documento terá versão física e digital, com mesmo layout e com validade para o território nacional, a partir do dia 4 de agosto deste ano. A partir de agora, o número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), será o registro geral nacional. Mas afinal, o valor da segunda via vai aumentar?
Para emitir a segunda via do documento, o processo é muito parecido com o do primeiro. A principal diferença é que é necessário pagar uma taxa de R$ 105,59, para emitir o Documento de Arrecadação Estadual (DAE). O valor antigo era de RS 100,74.
Já a primeira emissão da CIN é gratuita, independente da existência de outras vias de carteira de identidade nos modelos anteriores.
Como emitir o DAE
A guia do DAE deve ser emitida pelo site o MG Cidadão ou no PORTAL MG – e paga em Casas Lotéricas ou via PIX. Vale lembrar, que os postos de identificação não recebem o pagamento, em dinheiro. O solicitante que pagar pela internet ou PIX, deve esperar o pagamento ser processado. Na Casa Lotérica a baixa é feita na hora.
De acordo com a coordenadora da Divisão de Datiloscopia do Instituto de Identificação da PCMG, delegada Danielle Aguiar, em Minas Gerais, a CIN já está disponível em todos os Postos de Identificação. Portanto, não será necessário trocar imediatamente a carteira pelo novo modelo.
Como e onde tirar a nova carteira de identidade?
Para solicitar a nova identidade, o solicitante deve fazer o agendamento pelo aplicativo MG Cidadão ou no PORTAL MG – caso não apareça o local desejado, orienta-se comparecer diretamente no Posto de Identificação de sua localidade.
Fonte: Itatiaia
Foto: G1