Alerta: Minas Gerais e outros estados podem ter chuva de até 300 milímetros nos próximos dias

Áreas de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro devem ter chuvas extremamente fortes nos próximos dias. Em algumas regiões, o volume de água pode chegar a 300 milímetros, número pouco abaixo do que o previsto para todo o mês de janeiro em Belo Horizonte, por exemplo.

O alerta foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) nesta quinta-feira (11). Segundo o órgão, a combinação de calor, alta umidade do ar e uma área alongada de baixa pressão (‘cavado’) vai potencializar as áreas de instabilidade e provocar chuvas intensas em São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais.

O Tenente-Coronel Carlos Eduardo Lopes, Coordenador Estadual Adjunto de Defesa Civil, dá mais detalhes sobre o alerta emitido pelo Inmet e pede muita atenção à população nos próximos dias.

Esse alerta inicia na sexta-feira (12) e deve permanecer durante o final de semana. Em alguns pontos poderá ocorrer volumes de chuva em torno de 100 milímetros em 24h. Chuvas volumosas, ventos intensos, granizo, risco de corte de energia elétrica, quedas de árvores e alagamentos são situações possíveis de acontecer’.

As chuvas serão especialmente fortes na Zona da Mata mineira e no Sul de Minas Gerais, onde o acumulado entre esta quinta (11) e a próxima segunda-feira (15) pode chegar a 300 milímetros. O número pode ser alterado com atualizações nos próximos dias.

Veja as recomendações da Defesa Civil:

  • Redobre a atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva.
  • Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos.
  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
  • Atenção especial para áreas de encostas e morros.
  • Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
  • Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.
  • Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.

Fonte: Itatiaia

Foto: Internet/Ilustrativa

Olá!