Acidentes domésticos com crianças: toda atenção é fundamental durante as férias

Com as férias escolares e as crianças menores por mais tempo em casa, uma atenção especial é demandada aos pais, responsáveis e cuidadores, já que acidentes domésticos podem acontecer em pequenos momentos de distração.

A previsão é de que o verão tenha temperaturas acima da média, como já vem acontecendo, tornando piscinas e brincadeiras com água ainda mais atrativas, o que também requer cautela.

De acordo com a gerente médica e cirurgiã geral do Hospital João XXIII da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), Daniela Fóscolo, o primeiro fator com o qual se preocupar quando a criança está exposta a um calor intenso é a hidratação oral.

No ambiente da piscina, além da observação constante dos adultos, os equipamentos de segurança também têm um papel importante. É Preciso que as boias sejam adequadas para cada idade.

É importante destacar que as crianças não se afogam somente com grandes quantidades de água: um balde com 5 centímetros de água já é o suficiente para um acidente grave acontecer.

Corpos estranhos

Uma das ocorrências mais frequentes dentro de casa é a que envolve “corpos estranhos”, que se referem a qualquer objeto ou substância ingeridos ou colocados pela criança nas narinas ou nos ouvidos.

Moedas, peças menores de brinquedos e tampas de garrafas são alguns exemplos que costumam levar os pequenos aos serviços de emergência.

No Hospital João XXIII, este tipo de ocorrência foi o terceiro mais frequente em 2022, ficando atrás apenas das quedas da própria altura e dos acidentes de trânsito envolvendo motociclistas.

Intoxicação

Quando se tem crianças em casa, também é preciso ter cuidados básicos com produtos químicos. O principal é manter os materiais de limpeza guardados no alto dos armários e trancados.

Quedas

Durante as férias escolares, a permanência maior das crianças dentro de casa muitas vezes leva a brincadeiras que acabam mal, como em quedas graves.

Queimaduras

A maioria dos acidentes que envolvem queimaduras ocorre em casa e 40% das vítimas são crianças de até 11 anos.

Algumas dicas para evitar acidentes em casa:

• Cobrir tomadas com proteção adequada;

• Proteger pilhas e baterias de objetos com fita para evitar que sejam engolidas;

• Não deixar objetos pequenos, cortantes e perfurantes, ao alcance de crianças;

• Não deixar produtos químicos, medicamentos, inflamáveis ao alcance de crianças;

• Nunca deixar crianças pequenas sozinhas no banho ou quaisquer recipientes com água (o afogamento pode ocorrer em segundos!);

• Instalar grades de pelo menos 1,20 metro nas bordas das piscinas;

• Ter supervisão exclusiva de adultos em ambientes de piscina (não pode dividir a atenção com celulares, livros, etc);

• Usar boias aquáticas específicas para o tamanho da criança quando os pequenos forem nadar.

Fonte: Agência Minas

Foto: Cabana Trenzinho, pufe A Lot Of (Foto Cacá Bratke/Editora Globo)

Olá!